• O diagnóstico da catarata em Manaus
• Tratamento para Catarata em Manaus
• A cirurgia de catarata leva ponto?
• A cirurgia de catarata é a laser?
• Eu vou precisar trocar ou realizar limpeza dessa lente nova?
• Vou precisar de óculos?
• Onde operar catarata em Manaus?
• Quais os cuidados devo ter após a cirurgia?
• A cirurgia de catarata tem riscos?
Para que possamos enxergar, alguns pré-requisitos precisam ser respeitados. Um dos mais importantes é que os meios sejam transparentes, fazendo com que a luz que entra no olho possa atravessar todos os meios e chegar na retina, onde será convertida em estímulo elétrico e encaminhada para o cérebro para a formação da imagem. Nesse trajeto, a luz passa por uma lente dentro do olho chamada cristalino. Ao nascermos, essa lente nasce transparente e conforme o crescimento do organismo, ela vai produzindo mais e mais fibras. Chega uma hora que a quantidade de fibras associada ao processo de oxidação (envelhecimento) faz com que esta lente perca sua transparência e vai ficando cada vez mais branco.
Nessa hora é que paciente começa a apresentar os principais sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de catarata, dentre eles:
2) “Grau do óculos fraco”: há alteração do valor do grau do paciente, mas dependendo da ametropia (miopia, hipermetropia), nem sempre é piora, pode ser até mesmo melhora momentânea da visão;
3) Dificuldade em enxergar em ambientes poucos iluminados.
A causa mais comum, como falado anteriormente, é o próprio envelhecimento, pois assim como o nosso corpo, o olho também vai envelhecendo e algumas funções acabam por ficar deficiente e não conseguimos manter nossa lente natural do olho da mesma forma.
Mas existem ultras causas para catarata, podendo qualquer pessoa ter a doença, inclusive bebês, no que se chama de catarata congênita, identificada pelo teste do olhinho, as vezes na própria maternidade. Traumas oculares e infecções nos olhos também são causas importantes de desenvolvimento de catarata, sendo nestas situações, o mais comum ter apenas um olho com o problema.
Mesmo uso de medicamentos podem levar ao desenvolvimento da patologia, sendo importante a avaliação diante de qualquer suspeita.
Infelizmente não há colírio que cure ou que impeça a progressão da catarata.
Mas a boa notícia é que é uma doença que tem cura e seu tratamento será sempre cirúrgico.
O diagnóstico da catarata em Manaus
Na clínica Luminus, em sua consulta, o médico oftalmologista fará o exame da estrutura interna do olho.
Durante a consulta o médico fará perguntas sobre sintomas, além de solicitar exames para que seja analisado toda a saúde o globo ocular. Entre os exames solicitados estão:
• Exame de lâmpada de fenda;
• Teste de acuidade visual;
• Exame de retina;
• Tonometria.
Os exames específicos para a escolha da lente serão solicitados durante a consulta.
Tratamento para Catarata em Manaus
A cirurgia é consiste em retirarmos a lente natural do olho e colocamos uma lente artificial (lente intraocular – LIO). Nela podemos fazer anestesia tópica (apenas com colírio) ou bloqueio peribulbar (que consiste em “paralisar” o olho todo por algumas horas). A escolha dependerá de cada caso. Quanto a técnica, dependerá principalmente do tipo da catarata, do “tamanho” dela e da experiência do cirurgião. Não é receita de bolo, o que funciona pra uma pessoa não é necessariamente tão bom para outra. Por isso a importância da avaliação oftalmológica e de um pré-operatório bem-feito.Agende sua consulta com nossos especialistas!
A cirurgia de catarata leva ponto?
Depende. Na maioria dos casos não, pois com o avanço da medicina, as cataratas são operadas antes de chegarem a um nível crítico. Porém em alguns casos, a realização de pontos é necessária, mas isso não significa que a cirurgia não foi um sucesso.A cirurgia de catarata é a laser?
Não, a técnica mais comumente usada para o tratamento da catarata, usa um aparelho de ultrassom, que vibrando, fragmenta as cataratas em pedaços pequenos e depois os aspira. Após a eliminação de tudo, nós colocamos uma lente artificial.Eu vou precisar trocar ou realizar limpeza dessa lente nova?
A lente colocada na cirurgia de catarata ficará no seu olho para sempre. Costumamos brincar com nossos pacientes que no dia que ele for encontrar com São Pedro, que ele estará com a mesma lente. Uma vez colocada, ela substitui o cristalino e permanece para sempre ali, em condições normais. Quanto a limpeza da lente, pode acontecer de o paciente está enxergando super bem e com o passar do tempo ter a sensação que a catarata está voltando, como é uma lente artificial sabemos que isso não acontece. O que ocorre é que a “bolsa” no qual essa lente fica pode opacificar pela proliferação das células remanescentes. Não é todo mundo que passará por isso, mas é uma situação bastante comum e fácil de ser resolvida. Para a limpeza da lente, usamos um aparelho chamado YAG laser. É um procedimento rápido, simples e indolor, uma vez realizado, muito raramente a lente “sujará” novamente.Vou precisar de óculos?
Depende do tipo de lente. Atualmente temos lentes que corrigem a visão para longe, visão para perto, até um certo valor de astigmatismo, porém lente premium é para olho premium, a escolha da lente depende da saúde ocular como um todo e das chances de esse paciente desenvolver doenças futuras. Todavia as lentes “mais simples” são maravilhosas e resolvem com sucesso o problema.Então vale lembrar, que em alguns casos, é necessário o uso de óculos, que será receitado pelo seu médico oftalmologista.
Onde operar catarata em Manaus?
Em Manaus, você encontra na clínica Luminus o médico para diagnosticar e realizar o tratamento para catarata. Agende a sua consulta.Quais os cuidados devo ter após a cirurgia?
• Uso correto dos colírios;
• Evitar esforço físico;
• Não precisa realizar tampão;
• Pode assistir televisão.
A cirurgia de catarata tem riscos?
Assim como qualquer procedimento cirúrgico, nem que seja pequeno como arrancar um dente, a cirurgia tem riscos sim, embora eles sejam de baixa incidência. Então o importante é saber o que fazer na complicação. Na Luminus, temos uma longa conversa antes de operar onde tiramos todas as dúvidas que o paciente possa ter a respeito disso.