Tonometria
É a medida da pressão ocular. Pode ser feita no próprio consultório, com o aparelho de contato que é iluminado com uma luz azul (azul de cobalto), sendo essa a melhor forma de medida, ou por um aparelho chamado pneumotonometro (sopro). Existem ainda outras formas, porém são muito pouco utilizadas hoje em dia.
Biomicroscopia de fundo de olho
É um exame de rotina, onde o médico usando uma lente que não entra em contato com o olho do paciente consegue ver na lâmpada de fenda (o microscópio que examina o olho) as estruturas do chamado polo posterior do olho, ou seja, as partes mais nobres da retina, incluindo a mácula é o nervo óptico.
Teste do olhinho
Exame de investigação superficial de doenças no olho do bebê, pode ser realizado pelo pediatra na maternidade ou pelo oftalmologista, com uso de um aparelho chamado oftalmoscópio, o exame é 100% indolor, apesar do bebê poder chorar pela luz entrando no olho. Estando o exame alterado é necessária uma pesquisa mais aprofundada, sempre com um oftalmologista capacitado.
Motricidade ocular
Exame realizado manualmente no próprio consultório, auxilia na identificação de diversas causas de estrabismo e doenças sistêmicas e neuroftaálmicas, como orbitopatia de graves e tumores cerebrais.
Sensibilidade a cores
Com diversas formas de realização, o mais comum é o teste de ishihara, que permite diagnosticar alterações na percepção das cores dos pacientes, como por exemplo no daltonismo.
Mapeamento de retina
Exame muito importante para determinar alterações no segmento posterior do olho, incluindo o polo posterior e a periferia da retina, onde o oftalmologista capacitado consegue identificar com riqueza de detalhes alterações de diabetes, pressão arterial elevada, tumores de retina e coróide, bem como a progressão de uma série de doenças degenerativas ou infecciosas que atacam a retina e coróide.
Tomografia de coerência óptica (OCT)
É a medida da pressão ocular. Pode ser feita no próprio consultório, com o aparelho de contato que é iluminado com uma luz azul (azul de cobalto), sendo essa a melhor forma de medida, ou por um aparelho chamado pneumotonometro (sopro). Existem ainda outras formas, porém são muito pouco utilizadas hoje em dia.
Paquimetria
Exame que permite medir a espessura do centro da córnea e assim identificar edemas ou afinamentos corneano que podem levar a algum risco a visão do paciente. Importante em doença como ceratocone, inflamações corneanas e glaucoma, também é fundamental para pré operatório de catarata e cirurgia refrativa. Pode ser realizado pelo método ultrassônico (contato por uma ponteira), óptica ou um outro aparelho especial chamado pentacam.
Topografia (ceratoscopia) de córnea
Exame que vai permitir avaliar a curvatura da córnea, que se encontra alterada em doenças como ceratocone e doença da zona marginal pelúcida. Fundamental também para pré-operatório de cirurgia de catarata e as cirurgias e acompanhamento das doenças corneanas e transplante de córnea.
Gonioscopia
Exame fundamental na identificação do tipo de glaucoma que uma pessoa pode possuir, é feito com uma lente especial que entra em contato com o olho do paciente, é assim examina-se uma estrutura chamada seio camerular.
Retinografia colorida
O exame é uma foto da retina central do paciente, sendo muito importante para registro e futuras comparações para saber se uma doença está evoluindo. É importante para documentação.
Campo visual
Muito utilizado na investigação e acompanhamento da evolução do glaucoma é um exame que utiliza um aparelho especial que consegue determinar a capacidade que cada área da nossa retina consegue perceber a luz e a intensidade que ela consegue perceber (se mais fraca ou mais forte). Apesar de chato de se fazer é muito importante por ser muito preciso, principalmente se o oftalmologista tiver acompanhando no momento do exame, para que falhas que possam comprometer a qualidade do exame possam ser excluídas. Além de glaucoma é útil em investigar doenças neurológicas que afetam a visão, e doenças da retina e coróide.
Microscopia especular de córnea
Exame que avalia a saúde e qualidade do endotélio da córnea. Sabendo a quantidade de celular e o formato desta camada conseguimos dizer se a córnea está saudável ou se corre algum risco.
Ultrassonografia ocular (USG)
Assim como no restante do corpo, no olho também é possível fazer a ultrassonografia. Muito útil em situações que não conseguimos visualizar diretamente a retina, pode identificar descolamento de retina, sangramentos, tumores nos olhos e alterações na órbita (região óssea onde se encontra o olho). É um exame operador-dependente, ou seja, é necessário que seja realizado por um médico oftalmologista treinado, pois há diferentes tipos de cortes e diferentes ganhos que quando bem usados, podem fechar difíceis diagnósticos.
Biometria
Exame especial para cálculo da lente que vai ser colocada na cirurgia de catarata. Tem diversas probabilidades que são avaliados caso a caso pelo oftalmologista.
Angiofluoresceinografia
Exame que tem como principal objetivo avaliar a circulação do sangue dentro dos vasos, geralmente usado para avaliação de retina e coroide. Nele, dilatamos o olho do paciente, fotografamos o fundo de olho e após isso injetamos na veia um contraste chamado fluoresceína a 10%. Pacientes nefropatas podem ter restrições na realização dele, pois a medicação é metabolizada pelos rins. Ao chegar no olho, esse contraste ilumina os vasos sanguíneos, sendo então fotografadas todas essas etapas e avaliadas uma a uma. É comum que paciente tenha náuseas e que a urina fique laranjada nas horas seguintes ao exame.
Outros exames
Em situações específicas outros exames podem ser solicitados para casos especiais, como Pentacam, Galilei, Topolyzer, por exemplo.
O importante é que apesar de a oftalmologia ter um arsenal gigantesco de exames, o mais importante é a indicação do exame correto para cada situação, evitando assim que o atendimento se torne oneroso para o paciente e não tenha serventia.
Os profissionais da Luminus são totalmente capacitados para realização e laudo de todos estes exames, sendo que os que não realizados diretamente em nossa sede, fazemos e acompanhamos o paciente durante a sua realizarem clínicas parceiras.