• Quais são os sintomas do glaucoma?
• Pressão ocular alta é sinônimo de glaucoma?
• Glaucoma passa de pai para filho?
• Como chego ao diagnóstico de glaucoma?
• Quais exames tenho que fazer para saber se tenho glaucoma?
• Como prevenir o glaucoma?
• Óculos corrige o problema de glaucoma?
• Glaucoma tem cura?
• Tenho diagnostico de glaucoma, vou ficar cego?
• Como tratar o meu glaucoma?
Afinal, o que é o Glaucoma?
Antes de mais nada, glaucoma não é uma doença, e sim um grupo de doenças que por diversas causas ocasiona danos ao nervo óptico, que é a estrutura responsável por levar a imagem que chega aos nossos olhos para o cérebro, e assim consigamos enxergar. Quando nosso nervo óptico é machucado, a imagem que chega aos nossos olhos não consegue ir para o cérebro, e assim, não conseguimos enxergar naquele ponto que ficou machucado. Por isso, com o decorrer do tempo, o glaucoma pode levar a perda de campo visual e mesmo perda total da visão definitiva e irreversível.
O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo, e fica em segundo lugar dentre todas as causas de cegueira, perdendo apenas para catarata, que é uma causa de cegueira que pode ser revertida. Além dos cegos, tem uma parcela gigantesca da população com limitações de visão e perda da qualidade de vida pela doença em graus variados.
Quais são os Sintomas do Glaucoma?
O glaucoma é uma doença silenciosa, lenta e arrastada, ou seja, na maioria das vezes o paciente possui a doença mas não vai perceber quaisquer alterações em sua visão até que a doença esteja numa fase bem avançada. E quando começam estes sinais, parte da visão que foi perdida não volta mais, é irreversível, com o tratamento instituído com o objetivo de evitar que o glaucoma progrida mais ainda.Com a progressão da doença, gradativamente, vamos perdendo a definição das cores, seguido de manchas no campo visual e sem tratamento, um estreitamento progressivo do nosso campo visual, podendo chegar a visão tubular e cegueira. Em algumas pessoas, em especial as que tem risco de evolução da doença mais rápida, podem ocorrer episódios de dor ocular em graus variados por aumento da pressão intraocular e mesmo vermelhidão na região da esclera (parte branca dos olhos), a depender do tipo de glaucoma da pessoa, como no glaucoma de ângulo fechado.
Pressão ocular alta é sinônimo de glaucoma?
De forma bem simples e direta a resposta é não! Apesar de ser extremamente relevante no diagnóstico e no tratamento do glaucoma, a pressão dos olhos elevada, chamada de pressão intraocular (PIO), não é sinônimo de glaucoma. Pois existem tanto pessoas com pressão ocular normal e diagnóstico de glaucoma, como pessoas com elevação da pressão dos olhos e diagnóstico de glaucoma definitivo, precisando de tratamento.Outro detalhe importante: a pressão do sangue, aquela que medimos colocando o aparelho no braço ou no pulso, é diferente da pressão ocular (só é possível ser medida com aparelhos específicos do oftalmologista), daí a importância do acompanhamento regular com seu médico especialista dos olhos.
Glaucoma passa de pai para filho?
O glaucoma tem um forte componente genético, ou seja, a tendência de uma pessoa com pais ou parentes com glaucoma na família de ter glaucoma é muito maior do que de alguém que não tem nenhum parente com glaucoma. Mas não é obrigatório ter um parente com a doença para tê-la. É um fator de risco de muita importância, que faz com que os cuidados com a avaliação periódica sejam redobrados.Como chego ao diagnóstico de glaucoma?
A resposta de tão simples parece boba. Fazendo um acompanhamento oftalmológico periódico, com um oftalmologista que faça uma avaliação completa, que busque examinar o fundo do olho. O Oftalmologista precisa medir a pressão do seu olho no consultório com um aparelho chamado tonômetro de aplanação (aquele que vem com uma luz azul na direção do seu olho). Diante de quaisquer suspeitas são solicitados exames adicionais e assim pode ser dado o diagnóstico antes de sentir qualquer alteração ou qualquer sintoma.Você pode ter ficado na dúvida agora, pois sempre dizem que medem a pressão do olho, mas nunca viu nenhuma luz azul e sim um aparelho que “sopra no olho”, é a mesma coisa? Na verdade é um pouco diferente, pois esse aparelho de ‘sopro’ não é tão bom para medir a pressão do olho, principalmente se tiver alguma alteração, mas ainda é bastante utilizado para rastreio.
Acompanhamento de Oftalmologistas especialistas em Glaucoma em Manaus
Quais exames tenho que fazer para saber se tenho glaucoma?
A consulta oftalmológica completa, com uma boa anamnese, exame físico, exame do fundo de olho e medida da pressão ocular normalmente é mais que suficiente para afastar o diagnostico de glaucoma. Diante de alguma suspeita nessa avaliação, exames complementares podem ser solicitados pelo médico caso seja necessário, aliando a tecnologia ao bem do paciente, como, campo visual, paquimetria, OCT de nervo óptico e retinografia.
Entre em contato conosco!
Como prevenir o glaucoma?
De forma básica, o glaucoma não tem uma forma específica de se evitar, salvo casos especiais, pois o glaucoma não é somente uma doença, e sim várias diferentes. Existem alguns tipos especiais de glaucoma decorrente de uso de medicações, como por exemplo, o glaucoma cortisônico, que acontece quando a pessoa é propensa e tem que fazer tratamento de alguma doença com corticoide. A única prevenção definitiva do glaucoma é o acompanhamento oftalmológico de rotina com um profissional capacitado e atencioso no seu exame oftalmológico, no intuito de chegar ao diagnóstico precoce, evitando as complicações desta doença.
Óculos corrige o problema de glaucoma?
Infelizmente não, devido ao fato de o glaucoma ser uma doença que vai aos poucos matando a retina, levando a perda de campo visual, podendo causar pontos pretos na visão que progressivamente vão aumentando, evoluindo para visão tubular e cegueira se não tratado. Mas é possível prescrever óculos especiais em determinadas situações, de forma a minimizar os problemas desta doença, levando o paciente a uma certa independência em situações mais avançadas.
Glaucoma tem cura?
De forma geral podemos dizer que não, então, por que tratar? Apesar de não ter uma cura definitiva, o glaucoma tem tratamentos diversos. Quando bem acompanhado por um oftalmologista (que realmente se interessa em cuidar de você) que esteja atualizado constantemente, é possível parar a doença no tempo.
Sim, com um tratamento adequado a doença pode parar de progredir e não trazer prejuízos adicionais. Por isso que um diagnóstico precoce se torna mais importante ainda. Pois se diagnosticado logo no início, a doença pode ser parada em sua fase inicial, sem nenhuma perda visual para o paciente e uma qualidade de vida excelente.
Tenho diagnóstico de glaucoma, vou ficar cego?
O glaucoma é uma doença que realmente pode cegar, se não diagnosticada e tratada. Mas com um acompanhamento e tratamento correto por um profissional qualificado a doença pode ser controlada e não evoluir, deixando o paciente com visão boa por toda a vida. Por isso a importância do diagnóstico precoce.
Tratamentos com Oftalmologistas Especialistas em Glaucoma em Manaus
Como tratar o meu glaucoma?
Existem muitos tratamentos diferentes para o glaucoma, baseado no tipo de glaucoma que a pessoa tem, seja glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma infantil, glaucoma de pressão normal, cortisônico, etc, sendo tratamento com colírio, tratamentos a laser, como o SLT e mesmo cirurgias, como trabeculectomia e goniotomia. O importante mesmo é o acompanhamento com um oftalmologista atualizado e que realmente disponha tempo para tratar individualmente cada caso, pois glaucoma não é receita de bolo.
Então, quer saber se pode ter glaucoma? Ou já tem o diagnóstico e quer fazer um acompanhamento com qualidade? Agende uma consulta com oftalmologistas especialistas em Glaucoma em Manaus. Os profissionais da LUMINUS OFTALMOLOGIA, realmente fazem a diferença.
Agende a sua Consulta
A sua Qualidade de Vida começa hoje, faça um diagnóstico.