• Tipos de óculos
• Materiais de lentes mais comuns
• Tratamentos para as lentes de óculos
• Escolha da armação dos óculos
• Meu grau sempre será o mesmo?
• Com qual frequência devo reavaliar o grau dos meus óculos?
• Devo procurar o oftalmologista somente se tiver com dificuldades de enxergar?
• Existe alternativa ao uso de óculos?
• Lente de contato precisa de avaliação oftalmológica?
• Atendimento Oftalmológico Infantil em Manaus
• Onde fazer exames de vista em Manaus?
A prescrição de óculos
Apesar da consulta oftalmológica não se resumir a prescrição de óculos, sendo sempre avaliada a saúde ocular como toda, incluindo pressão do olho, exame da retina e investigação de doenças nas diversas estruturas oculares, na maioria das vezes a dificuldade de enxergar por necessidade de uma correção com óculos é o objetivo primário do paciente.
Importante salientar que o oftalmologista é o único profissional que pode receitar óculos, sendo isto já determinado inclusive na justiça, ou seja, quando falamos de visão, a identificação de problemas, alterações, exames, tratamentos e prescrições de receitas, são de exclusividade deste especialista.
Em tempos atuais, com o advento das chamadas telas azuis (celulares, computadores, tablets e a própria televisão) a exposição em excesso a essas telas tem feito cada vez mais as pessoas se queixarem de sintomas de astenopia (dores de cabeça, mal-estar visual, dificuldade transitória de enxergar com nitidez) levando cada vez mais os pacientes aos consultórios.
Tipos de óculos
O uso de óculos é indicado para uma vasta gama de problemas, desde corrigir a miopia, hipermetropia e astigmatismo que são os problemas mais comuns e levam a uma deficiência na visão a uma determinada distância, passando por correção de presbiopia (dificuldade na visão de perto para leitura), até problemas específicos, como tratamento de estrabismo e visão subnormal.
Cada tipo de problema necessita de um tratamento específico, transformando a prescrição de óculos cada vez mais específica, devendo sempre o oftalmologista orientar sobre o melhor óculos para cada situação, pois hoje em dia a prescrição não se resumem aos óculos visão simples, bifocais e multifocais. Dentro do arsenal terapêutico cada dia são mais prescritas lentes chamadas profissionais para os que tem dificuldade para visão de preto e intermediaria. Existem lentes com tratamentos voltados para aqueles que tem dificuldade de se expor a luminosidade excessiva. As possibilidades são inúmeras.
Materiais de lentes mais comuns
• Vidro Crown: não é mais utilizado, apesar de ser um material com qualidade ótica excelente, a melhor de todos os materiais, pelo fato de der muito pesado e o risco de quebra muito alto;
• Resina (CR-39): Muito utilizadas hoje em dia, são a base das lenes mais comuns, sendo mais leves, com uma qualidade óptica muito boa, porém tem necessidade de ser mais grossas para uma correção equivalente em relação aos demais materiais;
• Policarbonato: Material que foca na resistência, é o mais utilizado por crianças e esportistas, não necessitando nem de proteção UV adicional, pois conseguem bloquear a radiação. Mas o custo é mais elevado e a qualidade optica inferior;
• Lentes de alto índice: Essa lente é recomendada para aqueles que possuem graus mais elevados, pois permite confecção de lentes mais finas. Como não possuem qualidade óptica tão boa e são sujeitas a riscos, sendo sempre preciso o tratamento anti-risco, não são a melhor escolha para graus mais baixos.
Tratamentos para as lentes de óculos
Os óculos de grau podem conter algumas especificidades adicionais. Elas podem ter, por exemplo, proteção UV, resistência a riscos (anti-abrasivos), filtros fotocromáticos, filtros antirreflexo e polarizadas.Proteção ultravioleta:
item quase que obrigatório nos óculos, ajudam a proteger a saúde ocular impedindo a entrada de raios invisíveis aos nossos olhares, porém altamente nocivos, com capacidade de causar câncer;
Antirrisco:
Item muito importante a depender do tipo de óculos, protegem os óculos do manuseio diário, podendo aumentar a vida útil do óculos. Em lentes do tipo policarbonato e lentes especiais de alto índice (usadas para fazer óculos mais finos) é extremamente importante, por são lentes que riscariam facilmente sem esta proteção adicional.
Antirreflexo:
Tratamento que está muito na moda, em especial, quando se fala de estética, fazendo com que a luz que bate no óculos não tenha um reflexo tão intenso. Sempre terá um reflexo residual mesmo com seu uso, podendo variar nas tonalidades azul, verde ou rosada.
Lentes polarizadas:
Totalmente opcional, permite que a luz que chega desorganizada aos nossos olhos seja filtrada e passada apenas em um sentido quando passa pelos óculos, permitindo uma imagem mais nítida, como se fosse uma máquina fotográfica profissional ao passar por filtro polaroide.
Filtro fotocromático:
Tratamento especial com finalidade mais estética que funcional permite que quando exposto a luz solar faz a lente ficar escura. Depende fundamentalmente da vontade do paciente querer uma lente deste tipo. Em algumas situações ajudam pessoas que tem muito incômodo com a claridade.
Escolha da armação dos óculos
Claro que a decisão final do óculos a ser utilizado é do paciente, que deve procurar uma armação que combine com seu estilo e fisionomia de rosto, sempre levando em consideração o conforto. Mesmo assim, algumas dicas devem ser seguidas na hora da escolha da armação e apesar de parecer besteira, acabam por influenciar na qualidade da visão no resultado final.
• Uma pessoa com miopia deve evitar armações muito curvadas (colocar foto disso), pois o formato da lente do óculos que será montada na armação vai fazer a armação ficar mais reta, levando ela a ficar deformada, deixando o apoio sobre as orelhas mais distante um do outro, podendo deixar o óculos frouxo e caindo do rosto;
• Para os míopes com grau alto, armações pequenas normalmente são melhores pois neste tipo de óculos as bordas são mais grossas que no centro, ou seja, uma armação menor leva a uma lente menor, e uma lente menor leva a uma lente mais fina;
• Quem usa lente chamada multifocal deve ter total consciência que uma lente muito pequena pode ser ruim pois fará com que os espaços para visão de perto e de longe sejam muito pequenos e próximos, podendo levar a um certo desconforto;
• Quem usa lente multifocal também deve evitar armações em que a parte de baixo da armação fique muito na maçã do rosto, pois é justamente na parte debaixo da lente que fica o grau de leitura, e se este ficar muito baixo, não servirá para leitura adequada;
• Quem usa muito em seu trabalho leitura e computador ao mesmo tempo e tem presbiopia muitas vezes pode ter muito mais benefício de uma lente profissional ou multifocal do que uma visão simples para leitura. Isso acontece porque a lente somente para perto vai conseguir deixar a visão nítida apenas para uma distância, levando muitas vezes quem tem que ver bem perto e no computador ter dificuldade mesmo com os óculos para uma das duas distâncias.
Meu grau sempre será o mesmo?
Este é um ponto muito importante, o grau das lentes pode sofrer alterações ao longo do tempo, por isso é importante manter seu check up oftalmológico em dia! Vale lembrar também que uma troca de grau nunca pode ser realizada por conta própria.
Com qual frequência devo reavaliar o grau dos meus óculos?
A via de regra normalmente a avaliação para renovação de óculos deve ser feita uma vez ao ano, porém se começarem as surgir sintomas de dificuldade de enxergar com os óculos antes deste prazo, dores de cabeça, diplopia (visão dupla), mal-estar, desconforto nos olhos, a avaliação deve ser imediata. Também se as lentes ficarem arranhadas é aconselhável uma nova avaliação para nova prescrição.Devo procurar o oftalmologista somente se tiver com dificuldades de enxergar?
Não! A avaliação com oftalmologista deve ser periódica para todos, não somente para aqueles que usam óculos. Na consulta são avaliado vários pontos da saúde ocular, incluindo necessidade de óculos, mas também investigação de doenças oculares, orientações acerca de prevenção ocular e o acompanhamento para manter uma visão saudável.Existe alternativa ao uso de óculos?
Em determinadas situações podem ser ofertadas ao paciente pelo oftalmologista alternativa aos óculos, como uso de lentes de contato ou mesmo a correção com cirurgia refrativa. Para saber se é o seu caso, converse sobre as alternativas com seu oftalmologista, pois existem situações especificas que podem contraindicar as lentes de contato e a cirurgia refrativa.
Lente de contato precisa de avaliação oftalmológica?
Com certeza. Somente um oftalmologista pode fazer uma análise e prescrever as lentes de contato com especificações adicionais que não estão incluídas em uma prescrição médica de óculos. O uso de lente de contato exige outros cuidados extras, não sendo todas as pessoas elegíveis ao seu uso, por causa dos cuidados especiais a serem tomados para colocar a lente, retirar a lente, higienizar e armazenar a lente. Antes de prescrever uma lente o oftalmologista tem que ensinar todos estes cuidados também examinar se existe algum risco no olho do paciente que impeça o seu uso. O uso incorreto de lentes de contatos é extremamente grave, podendo levar o olho contrair um microrganismo chamado acanthamoeba, que é uma verdadeira devoradora de olhos, levando muitas pessoas ao transplante de córnea e mesmo cegueira.
Atendimento Oftalmológico Infantil em Manaus
As crianças também podem necessitar do uso de óculos para correção da visão, por isso, é importante fazer uma consulta com o médico Oftalmologista, para obter o diagnóstico e a prescrição, conforme a necessidade do paciente.
A falta de óculos em crianças pode levar a um quadro irreversível de perda visual chamado ambliopia, que é importante causa de cegueira no Brasil e no mundo, sendo facilmente evitada com a simples consulta ao oftalmologista. Muitas vezes as crianças não se queixam de problemas visuais e quando os pais percebem pode ser tarde demais.
Vale lembrar que hoje há modelos leves, com segurança adequada para cada fase de vida infantil. São óculos feitos de silicone, com hastes flexíveis e maior resistência contra quedas e arranhões.
A Luminus possui um atendimento oftalmológico para crianças, com médicos especializados e com larga experiência no atendimento infantil.
Onde fazer exames de vista?
Prescrição Médica de Óculos em Manaus
Na Clínica Luminus Oftalmologia, o oftalmologista realiza o Exame de Refração para avaliar e calcular o grau dos óculos, e, lhe indicará, também, a melhor lente.